Quando se está sob estresse constante, nem sempre é fácil ter paciência e compreensão com os colegas de trabalho. Mas julgar não ajuda ninguém.
Como encontrar - e demonstrar - empatia pelos colegas quando se está emocionalmente esgotado? Para começar, é preciso aceitar que lidamos com a crise do coronavírus de maneiras diferentes.
Por exemplo, você pode achar útil estar atento às notícias sobre o vírus, enquanto seu colega prefere limitar a quantidade de informações que recebe. Além disso, é importante ser generoso nas interpretações quando enviarem um e-mail conciso ou trazerem um olhar mal-humorado em uma vídeo chamada. É muito provável que o humor demonstrado não tenha nada a ver com você ou com o trabalho.
Faça sua parte sendo honesto sobre o que está sentindo no momento e comunicando claramente suas necessidades. E lembre-se de que seus colegas de trabalho, provavelmente, também estão sofrendo de uma maneira que você não vê ou necessariamente entende. Não tente comparar sofrimentos. Em vez disso, acentue a compaixão, empatia e bondade. As dicas são de Amy Gallo, especialista em dinâmica de conflitos e comunicação em ambientes de trabalho.