Como a gamificação aumenta o envolvimento do público

publicado em: 29 de agosto de 2019
categoria: relações públicas
Tags: gamificação , imagem , parceiros , relações publica , reputação


A gamificação é apontada como componente-chave em qualquer evento, reunião ou conferência. Algumas formas tradicionais de gamificação são quebra-gelos, enquetes e outras atividades divertidas que visam definir o tom e fazer as pessoas se sentirem confortáveis. A gamificação ajuda os participantes a se libertarem, além de servir como um sistema de recompensa para manter os participantes engajados e animados. Esquentar o evento com diferentes tipos de jogos e atividades anima a multidão, deixando-a ansiosa para ganhar esse prêmio, e a mantém constantemente ativa. Com um aplicativo de eventos, a gamificação pode ser amplificada e ainda mais atraente para os participantes.

De acordo com uma pesquisa de 2018 realizada pela MeetApp, 94% dos profissionais do evento deram feedback positivo sobre a adoção do aplicativo. Para um organizador de eventos, o sucesso de qualquer atividade depende da satisfação do participante, que é o principal valor fornecido pelos aplicativos para dispositivos móveis. Com um aplicativo de eventos, a gamificação se torna mais imersiva e divertida para os participantes por meio das infinitas possibilidades que os aplicativos de eventos têm para oferecer.

Em janeiro de 2019, o MeetApp lançou uma versão inicial da gamificação no aplicativo para um grupo de usuários. Pesquisas mostraram que a novidade aumentou em 85% a interação com o público e melhorou o feedback positivo geral.

Alguns exemplos de gamificação por meio de um aplicativo de evento incluem:


  • Pontos para responder perguntas

  • Pontos para enviar perguntas e soluções

  • Pontos para feedback, avaliações e pesquisas

  • Pontos para networking e interação com o grupo

  • Pontos para compartilhar informações

  • Pontos para participar de sessões

  • Pontos por participar de concursos


Todas essas etapas são facilmente alcançadas através do uso de notificações push para levar as pessoas a participar da atividade. Postar fotos do prêmio em potencial no feed de atividades ou criar outro tipo de incentivo para as pessoas participarem aumenta o engajamento. Um aplicativo de evento pode aumentar o interesse do público com um simples clique. Com o reforço do jogo através de notificações push e conversas sobre o feed de atividade, o público em breve estará completamente envolvido com o jogo e o evento.

A gamificação é essencialmente um reflexo da teoria do condicionamento operante de B.F. Skinner: comportamento é causado pelas consequências. Em outras palavras, se você quer que seu público se comporte de uma determinada maneira (ou seja, se envolva mais nas sessões e atividades), as consequências de seu comportamento (ou seja, vencer o jogo) o conduzirão. Reforço positivo é o método em jogo na gamificação porque recompensa os participantes por participarem. O aumento do engajamento dos participantes, por sua vez, proporcionará uma experiência mais gratificante, produto de qualquer estratégia bem-sucedida de engajamento de eventos.

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