Estamos vivendo uma crise fora de proporções. A indústria parou, as Bolsas estão em queda e o comércio estagnou. Cada um tem buscado alternativas para enfrentar, além da pandemia, os impactos na economia mundial. No Brasil, muitas empresas encontraram como alternativa a opção do home-office como forma de manter a operação ativa.
Com a todas as dificuldades de migração de espaço diante da nova realidade que se impõe, temos que adotar algumas medidas para atravessar esses tempos conturbados de forma produtiva. Aqui vão algumas dicas:
1- Mantenha a comunicação em dia
Com o trabalho remoto é muito difícil estabelecer um horário para se estar online. A melhor solução é determinar horários de entrega para cada grupo ou responsável. A comunicação diária é fundamental para manter o senso de obrigação em dia. Reuniões online são uma ótima ferramenta para essa situação.
2- Tenha uma estrutura de trabalho home-office
Para manter uma boa organização e um trabalho eficiente é preciso ter uma estrutura para trabalhar. Suporte técnico online, local apropriado para trabalhar e um plano de internet que dê conta das demandas do seu negócio. Como empresa é preciso oferecer tudo dentro do possível para que os colaboradores tenham as ferramentas para realizar suas tarefas.
3- Evite a microgestão
Com cada colaborador trabalhando de casa, surge um sentimento de incerteza, a dúvida se cada funcionário está trabalhando direito ou não. Dessa forma é preciso que o acompanhamento seja feito diariamente e que a equipe saiba do que cada um é responsável. A rotina de orientações torna a experiência do trabalho remoto mais próxima a de um escritório.
Sejam quais forem as ações tomadas pela sua empresa é preciso manter a segurança dos seus empregados. A pandemia do coronavírus está longe de acabar. Por isso, precisamos manter a calma e dobrar o compromisso profissional. Existe uma luz no final do túnel, só precisamos continuar andando em sua direção.