O estudo das Melhores Marcas Globais, realizado todos os anos pela consultoria Interbrands, é bem conhecido pelo mercado brasileiro. Os 10 primeiros lugares são dominados por empresas de tecnologia, automotiva, alimentação e entretenimento. A novidade do estudo deste ano é a divulgação do percentual investido por cada uma delas em anúncios em TV. Para quem acredita que esta mídia enfrenta sua decadência, ledo engano.
Veja abaixo o ranking das 10 primeiras, o investimento em propaganda e o percentual alocado em TV. Os valores estão em dólares:
1 - Apple – 634 milhões – 80%
2 - Google – 560 milhões – 48%
3 - Amazon – 922 milhões – 41%
4 - Microsoft – 360 milhões – 83%
5 - Coca-Cola – 216 milhões – 80%
6 - Samsung – 283 milhões – 76%
7 - Toyota – 769 milhões – 97% (não inclui distribuidores)
8 - Mercedes – 188 milhões – 90% (não inclui distribuidores)
9 – McDonald’s – 639 milhões – 86%
10 - Disney – 1,1 bilhão – 75%