As 100 línguas mais faladas do mundo, assim como detalhes de suas origens e os números atuais, foram reproduzidos para um infográfico da WordTips. Com base nos sites da Wikipédia e da Ethnologue, a pesquisa mostra que a língua inglesa aparece no topo, seguida pelo mandarim e depois pelo hindi, de origem indiana.
O gráfico apresenta as origens de cada língua, as suas ramificações, o número de nativos que falam o idioma e o total de praticantes espalhados pelo mundo. Um dado interessante é que, apesar de liderar na soma mundial, até por ser um idioma universal para os negócios, o inglês é apenas o terceiro quando os números se restringem aos falantes nativos (379 milhões). Nesse caso, o mandarim ocupa a primeira posição, com mais de 900 milhões de nativos. Em segundo está o espanhol, com 460 milhões.
O Brasil faz parte da origem indo-europeia e sua língua materna, assim como o italiano e o espanhol, é o latim. Seguindo um caminho diferente de nossos primos ibéricos, a língua portuguesa se desenvolveu em Portugal e, como efeito da colonização, chegou a diferentes países. São 234 milhões de pessoas.
No caso do Brasil, são mais de 190 milhões. O português é a língua oficial de oito países em quatro continentes: Cabo Verde, Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e São-Tomé e Príncipe (África), Brasil (América do Sul), Portugal (Europa) e Timor-Leste (Ásia).
Para mais informações, veja no infográfico abaixo.