Digital PR, estrategia de comunicação

publicado em: 14 de fevereiro de 2020
categoria: relações públicas

O fenômeno da globalização permitiu uma comunicação integrada, uma espécie de “aldeia global”, como diria McLuhan. Logo, todas as áreas da comunicação passaram por uma adaptação a esta realidade. Com as Relações Públicas não foi diferente.

Para melhorar a reputação de empresas e marcas nessa nova realidade interconectada foi desenvolvida uma estratégia de negócio chamada Digital PR. A forma tradicional de fazer PR perdeu espaço para o mundo online. Jornais, rádios e emissoras de TV não têm o mesmo alcance atingido pelas redes sociais. A proposta do Digital PR é atravessar a barreira da mídia e da imprensa tradicional, para falar diretamente com o seu público-alvo. Desta forma, redes sociais e blogs são o melhor caminho para se estabelecer essa conexão.

Esse jeito de comunicar consiste em impulsionar a presença online da organização e seus produtos. Para fazer isso as agências devem atualizar o material já produzido dando uma nova linguagem. Um exemplo pode ser a reformulação de um release que, ao invés de destrinchar uma planilha de dados, ganha o formato de infográfico personalizado. No entanto, não basta encaminhar esse material apenas por via e-mail. As redes devem ser usadas para divulgar também esses produtos. Transparência e prestação de um bom serviço são essenciais para criar uma boa imagem.

O resultado esperado dessa estratégia é tornar o SEO da marca mais influente. Ele O SEO representa os termos de busca do navegador de internet, no caso o mais forte é o Google, que faz a ponte entre cliente e conteúdo. Essa função é um dos papeis do profissional de relações publicas, uma vez que está sempre em contato com as divulgações de material para mídia. A programação de palavras-chave deve ser baseada no que é oferecido e no que o público-alvo deseja encontrar.

Quanto mais eficiente a estratégia de divulgação da agência, melhor será o trafego no site e por sua vez mais pessoas terão acesso aos conteúdos. Concluindo: um bom produto sem visibilidade perde muito de sua importância.

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