Por que o follow up é importante?

publicado em: 10 de janeiro de 2020
categoria: imagem , reputação
Tags: Assessoria de Imprensa , Imprensa , Jornalismo , Relações Públicas , rp

O termo follow up é uma expressão americana que significa “fazer o acompanhamento”. Quando um profissional de relações públicas realiza o follow up, ele está esperando o retorno de um contato pré-estabelecido, seja através de um e-mail, mensagem ou telefonema. O procedimento é utilizado nas áreas de marketing, vendas e também na área de assessoria de imprensa.

Assim como nos processos comerciais de vendas o follow-up é a promoção e negociação de pautas de interesse da marca ou do cliente. Esse processo pode ser feito antes ou após sugestões e avisos de pautas, servindo como um canal de relacionamento entre o cliente e os veículos de imprensa.

É comum que no contato entre o assessor de imprensa e o veículo se ofereça conteúdos exclusivos, entrevistas e se confirme a presença do veículo em uma coletiva imprensa ou em algum lançamento da marca ou pessoa assessorada. Durante a conversa o profissional de imprensa pode solicitar dados ou mais informações para complemento de matéria, que não constavam no press release enviado.

Durante o procedimento é imprescindível ser coeso, sem enrolações ou voltas, demonstrando diretamente que a pauta é atrativa para o veículo. Jornalistas recebem muitos releases todos os dias, descartando aqueles que não são relevantes para seu público. Quando essa ferramenta é bem aplicada, com uma comunicação assertiva,  as agências de relações públicas conseguem ótimos resultados, expondo de forma positiva na imprensa seus clientes.

compartilhe!

« Feriado de Natal deve movimentar mais de 2,5 milhões de veículos nas rodovias estaduais que saem da capitalHeineken usa James Bond para promover cerveja sem álcool »

publicações relacionadas

  • home
  • agência
  • unidades
    • action
    • bits
    • live
    • ideas
    • impact
    • spin
  • conecte-se

© 2025

SAC de Inteligência Artificial
  • home
    se liga na trio.
  • agência
    quem somos.
  • unidades
    nossos serviços
    • action
      esportes
    • bits
      tecnologia
    • live
      eventos
    • ideas
      publicidade
    • impact
      rp
    • spin
      inovação
  • conecte-se
    nos dê um alô.
  • foco em resultados.