Um dos mais importantes especialistas em marketing digital, Gary Vaynerchuk ou Gary Vee, tem demonstrado grande interesse pelo aplicativo TikTok , o antigo Musical.ly. TikTok permite criar e compartilhar vídeos curtos, geralmente com música em segundo plano. Está entre os 15 aplicativos gratuitos mais baixados na App Store, especialmente na Índia e em toda a Ásia. Gary disse em suas redes sociais que está cada vez mais ativo no app porque realmente acredita em seu potencial. “Vejo nele muito mais do que apenas crianças dançando e cantando no celular”. Vee elenca três pontos positivos do aplicativo:
- Treina futuros influenciadores e criadores de conteúdo
O TikTok fornece uma estrutura que facilita a criação, especialmente para quem não sabe o que fazer. E esses criadores estão começando atuar cada vez mais cedo. O aplicativo foi a primeira rede social que alcançou uma audiência de alunos da primeira série, ou seja, crianças com até 8 anos. Mas a parte fascinante é que está se tornando em um meio fácil para que os próprios estudantes primários sejam os criadores de conteúdo. Por exemplo, o TikTok oferece ferramentas como filtros, controle de velocidade de vídeo, acesso a áudio profissional e muito mais. Mesmo que você não seja um bambambam na sincronia labial, ainda é possível criar algo divertido com um fundo musical. O aplicativo é semelhante ao que o Instagram fez para a fotografia - por meio de filtros e outras configurações de edição -, facilitando a criação e a distribuição de fotos.
- Captura um novo nicho
Para Gary, o sucesso do TikTok com o público mais jovem lembra muito as trajetórias do Facebook e do Snapchat. O Facebook começou como uma plataforma somente universitária e mais tarde ganhou popularidade em outras faixas etárias. O Snapchat fez algo semelhante capturando primeiro um grupo mais jovem, depois envelheceu. “O Snapchat capturou o público adolescente porque entendeu dois fatores que são muito importantes quando se trata deste público: (1) não é legal sair no mesmo lugar que sua mãe e (2) você quer se trancar no quarto”, diz.
Como o Facebook, o aplicativo e as estratégias do Snapchat acabaram se tornando “envelhecidos” e ficaram mais atraentes para um público de maior faixa etária. Como todas as plataformas, o TikTok provavelmente fará o mesmo. Pense em quando o Facebook se transformou no aplicativo "da sua mãe". De muitas maneiras, o TikTok está tornando o Snapchat “no aplicativo de um irmão mais velho de alguém” e possui um gateway ainda mais jovem.
- Oferece aos usuários uma estrutura para “criar”
Vee se diz fascinado por aplicativos que agem como "ferramentas". Um dos grandes atrativos do Instagram é a facilidade criada para os usuários se tornarem fotógrafos. Ele deu às pessoas a opção de tirar fotos a partir do dispositivo móvel, editá-las e compartilhá-las com os amigos. O Instagram começou construindo algo que era um utilitário e se tornou uma rede social depois de formar esse público inicial.
“Sou fascinado por aplicativos que atuam primeiro como utilitários e, em seguida, criam uma rede social sobre eles. Estou testando, aprendendo e me tornando um praticante. Se você quiser alcançar adolescentes (ou demais jovens) nos Estados Unidos, TikTok pode ser uma maneira realmente interessante de fazê-lo”.
Depois desta postagem, surgiram notícias de que a Índia baniu o TikTok. Obviamente, não é bom perder uma parte tão grande da base de usuários, mas ainda assim Gary está otimista com a plataforma para longo prazo.
Gary Vaynerchuk participará do RD Summit 2019, programado para 6 a 8 de novembro, em Florianópolis.