Uma pesquisa realizada pela Deloitte com 300 executivos integrantes de comitês de crise de grandes empresas internacionais traz uma informação alarmante. A principal pergunta é se houvesse durante a madrugada um problema diretamente ligado à imagem da organização, quando o executivo seria alertado. Um terço dos entrevistados disseram que seriam alertados pela manhã. Outros 17% responderam que não teriam conhecimento até o início do dia de trabalho.
Em outra parte da pesquisa, os entrevistados foram perguntados: "quais os três principais problemas no gerenciamento de crises para sua marca?".
A resposta de 53% foi "reagir rápido o suficiente". As outras duas respostas mais recorrentes foram "preparar a resposta certa", com 51%, e "ter recursos suficientes para administrar adequadamente uma crise", com 48%. A velocidade é a maior característica de um problema ameaçador na era digital. A mídia digital e as redes sociais podem transformar uma faísca em um grande incêndio em questão de horas. Um incidente desagradável é capturado em dezenas de smartphones e estará online e se tornando viral antes que seus próprios processos de resposta à crise sejam implementados pelas áreas responsáveis.
Veja aqui a pesquisa completa.