Que a Covid-19 mexeu com o jeito de trabalhar no mundo é claro e inconteste. Agora, como estamos trabalhando, qual a jornada e como conciliar casa e serviço foram alguns dos pontos pesquisados pela Fishbowl (www.fishbowlapp.com), aplicativo social para profissionais que ajuda a conectar e ter conversas com outras pessoas do mesmo setor ou empresa.Na mais recente enquete, feita entre 14 e 17 de maio com cerca de 16 mil funcionários de empresas como Amazon, IBM, Nike, Google, entre outras, foram levantados os seguintes resultados:
- Mais da metade dos entrevistados respondeu que trabalha mais horas em casa. Mais de 55% relataram que estão trabalhando pelo menos um pouco mais do que a quantidade normal, enquanto 25,65% relataram trabalhar menos e 19,32% não relataram alterações.
- 51,14% das mulheres responderam que trabalham mais horas e 58,27% dos homens disseram que também fazem mais horas extras.
A Fishbowl faz pesquisas regulares desde o início da pandemia. Veja alguns dos resultados obtidos:
- 31% dos funcionários dizem que ‘menor sinergia com colegas de trabalho’ é o maior obstáculo ao trabalhar em casa
- 54% dos funcionários temem que haverá demissões em sua empresa, devido às consequências da Covid-19.
- 62% dos pais que trabalham não conseguem conciliar o trabalho em casa e os cuidados com as crianças.
- Segundo os professores, menos da metade dos alunos está aparecendo nas aulas remotas.
- 42% dos funcionários dizem que bebem enquanto trabalham em casa.
- 53,97% das mulheres dizem que pararam de usar maquiagem, 29,78% dos homens pararam de se barbear e 1 em cada 10 funcionários usa apenas roupas íntimas nas chamadas Zoom.