Sertãozinho (SP) – Entre os dias 13 e 15 de Outubro, foi realizada a segunda etapa do Troféu Brasil de Patinação de Velocidade, no Patinódromo de Sertãozinho, com cerca de dez equipes participantes e de quatro estados do Brasil: São Paulo, Brasília, Santa Catarina e Rio de Janeiro.
Nessa etapa, além da inclusão das categorias infantil, master e estreantes, o destaque ficou para a categoria principal, que classificou quatro atletas para o Sul-Americano que acontecerá na Colômbia em Dezembro. No masculino, Gabriel Félix e Silva (equipe Jaguar) e Lucas Boniolo Nobre (equipe Capital Speed) garantiram suas vagas ficando em 1º e 2º lugares, respectivamente. Já no feminino, teve dobradinha da equipe Jaguar com Larissa de Oliveira Paes e Fernanda Netto Alexandre, também em 1º e 2º lugares, respectivamente.
“Estou muito feliz por ter conquistado o meu objetivo que era classificar pra seleção e agora com novas metas traçadas quero buscar essa vaga para o Brasil no próximo Sul-Americano”, comentou Gabriel.
O índice atingido por esses atletas para o Sul-Americano foi através da somatória de pontuação nas provas de 300m, 1.000m e 10km. No masculino, Gabriel ficou em 1º lugar nas três provas disputadas. Já no feminino, Fernanda conquistou a primeira prova e Larissa garantiu a 1ª colocação tendo melhor pontuação nas outras duas.
“Esse ano participamos de muitas competições internacionais, foi bastante agitado e graças a isso estamos melhorando cada vez mais e conseguindo resultados mais positivos. Estou muito feliz com essa conquista aqui no Troféu Brasil e espero poder representar o Brasil muito bem no Sul-Americano”, disse Larissa.
Os atletas seguem em treinamento em suas equipes e integrarão a equipe brasileira para o Sul-Americano no mês de Dezembro. O objetivo principal é conseguir uma vaga para o Brasil também nos Jogos Sul-Americanos de 2018.
*Nota: A CBHP (Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação) aguarda a confirmação se irão os quatro atletas para o Sul-Americano ou apenas os 1º colocados em cada categoria.
Segunda etapa da competição vai ser classificatória para o Campeonato Sul-Americano
São Paulo – Entre os dias 13 e 15 de outubro, a cidade de Sertãozinho vai ser palco da segunda etapa do Troféu Brasil de Patinação de Velocidade. A competição será realizada no Patinódromo de Sertãozinho e contará com cerca de 93 atletas divididos nas categorias infantil, adulto, master e estreantes.
O Troféu Brasil de Patinação de Velocidade será classificatório para o campeonato Sul-Americano nas provas de 300m, 500m e 1.000m, que será disputado na Colômbia, em dezembro.
O presidente da Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação, Moacyr Filho, está otimista em relação ao nível das provas. “Estivemos com quatro atletas no mundial da modalidade na China e foram feitos os melhores tempos da história do esporte no Brasil. Seguindo a motivação, teremos boa participação no Sul-Americano”, prevê.
Serviço:
Data: 13 a 15 de outubro
Local: Patinódromo de Sertãozinho – Avenida Affonso Trigo – São João. Entrada Livre.
Atletas precisam pontuar bem nas provas de 300m, 1.000m e 10 km para assegurar suas vagas
São Paulo – Ser rápido, resistente e estratégico. Esses são os quesitos para conquistar uma boa pontuação nas provas da categoria principal do Troféu Brasil de Patinação de Velocidade e garantir uma vaga para o Campeonato Sul-Americano. A segunda etapa da competição será realizada entre os dias 13 e 15 de outubro, no Patinódromo de Sertãozinho, interior de São Paulo.
Os atletas da categoria principal irão disputar três provas distintas – 300m, 1.000m e 10km – e a soma da pontuação de cada prova irá determinar os vencedores, que ficarão com as duas vagas, tanto no masculino como no feminino, para o Campeonato Sul-Americano que será disputado na Colômbia, em dezembro. “É uma competição muito importante porque estes atletas irão integrar a Seleção Brasileira no Campeonato Sul-Americano para tentar uma vaga para o Brasil nos Jogos Sul-Americanos”, explica Cindya Pardo, diretora técnica de patinação de velocidade da Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação.
Para conquistar bons resultados nas três provas, os patinadores precisam ser completos, já que são provas com características diferentes. “Na prova de 300m, os atletas competem sozinhos no Patinódromo em busca do melhor tempo, podendo alcançar uma velocidade média de 60 km / hora”, esclarece Cindya.
Já nos 1.000m, os patinadores participam de baterias e os mais bem classificados disputam a final, sendo que o vencedor é o atleta que chegar na frente no percurso de cinco voltas no Patinódromo.
Na prova de 10km, todos os atletas largam juntos para completar 50 voltas na pista, sendo que existem algumas metas para serem alcançadas durante o percurso. “Algumas voltas determinadas precisam ser mais rápidas para pontuar, os patinadores precisam dar tiros. É uma prova muito estratégica, sendo que algumas vezes o primeiro a cruzar a linha de chegada não é o vencedor na pontuação final”, comenta Cindya. A diretora também lembra que os patinadores que são ultrapassados com uma volta precisam deixar a prova.
Além da categoria principal (adulto), a segunda etapa do Troféu Brasil de Patinação de Velocidade também vai contar com as categorias infantil, master e estreantes.
Serviço:
Data: 13 a 15 de outubro
Local: Patinódromo de Sertãozinho – Avenida Affonso Trigo – São João. Entrada Livre.g!